A NETA Auto apresentou pela primeira vez ao público brasileiro o modelo AYA. O SUV 100% elétrico foi um dos destaques da marca no Festival Interlagos 2024, realizado em São Paulo. Sendo o modelo de entrada da marca chinesa, o AYA oferece excelente relação custo-benefício e segue a filosofia da empresa de proporcionar tecnologia para todos, além de democratizar a eletrificação automotiva. Disponível nas versões Comfort e Luxury, o SUV compacto tem 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entre-eixos tem 2,42 m, garantindo conforto para quatro adultos dentro da cabine.
O NETA AYA possui tração dianteira e é equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e torque de 150 Nm (15,3 kgfm). Pesando apenas 1.198 kg (em ordem de marcha), o AYA apresenta uma excelente relação peso/potência de 12,6 kg/cv e peso/torque de 78,3 kg/kgfm, superando seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. Isso garante ao AYA maior agilidade e eficiência, especialmente em condições que exigem mais força, como subidas íngremes ou transporte de cargas pesadas. De acordo com a fabricante, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos, 2,9 segundos mais rápido que um de seus principais rivais.
A bateria de 40,7 kWh oferece um alcance de até 338 km (WLTP) ou 263 km, conforme as normas do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO. O modelo também se destaca por sua eficiência energética, com uma média de 0,42 MJ/km, sendo uma das melhores entre os veículos disponíveis no país.
O porta-malas do AYA tem um volume total de 335 litros – 105 litros (ou 45%) a mais do que seu principal concorrente. Esse espaço inclui 300 litros do assoalho até a altura dos bancos e 35 litros no compartimento sob o assoalho, ideal para pequenos objetos ou compras do dia a dia. Ao rebater os assentos traseiros, a capacidade de carga aumenta para até 588 litros.