Reprodução/SXSW no YouTube

Amy Webb sobre o Brasil: “É uma das economias mais importantes do mundo”

A futurista Amy Webb é conhecida por suas teorias a respeito da evolução dos dados e utilização da Inteligência Artificial (IA) da disponibilização exaltada de modelos de código aberto. Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Webb afirma que as empresas, assim como aconteceu com a transformação digital, esperam muito tempo para uma transformação de IA, com o risco de perder valor e capacidade de fazer coisas boas.

Sobre os erros das empresas e governos na utilização de IA ela afirma que para serem mais eficientes, buscam automatizar os fluxos de trabalho. “Outro erro comum é achar que dá para usar IA apenas para se livrar de funcionários. Ouço muito isso em finanças, especialmente no setor bancário. Às vezes também em seguros. E a pergunta mais frequente é: quando?”, diz Webb.

Quando questionada a respeito da familiaridade com o cenário empresarial no Brasil, Webb comenta ter uma relação próxima com o país. “Já estive antes, estou muito feliz em voltar. O Brasil está numa situação interessante. É uma das economias mais importantes do mundo, mas as empresas que construíram sua economia são do século 20, estão muito enraizadas na mineração e na agricultura. Essas indústrias poderiam ser atualizadas com tecnologia, mas é preciso estar disposto a fazer mudanças. Pode ser um desafio para muitos líderes empresariais assumir esse tipo de risco estratégico”.

Presença constante nos maiores eventos de tecnologia do mundo como a South by Southwest, a CEO do Future Day Institute vai desembarcar no Brasil em junho para participar do Febraban Tech 2024 que acontece nos dias 25, 26 e 27 no Transamerica Expo Center