No Brasil, o Dia do Sushi é celebrado dia 1º de novembro. Segundo levantamento do iFood, empresa brasileira de tecnologia, o prato teve quase 4 milhões de pedidos mensais em 2024, de janeiro a setembro, tornando-se a sexta opção mais solicitada na plataforma – incluindo também sashimi e temaki.
Considerando a culinária japonesa de forma ampla, ela ocupa o quarto lugar entre as mais pedidas no iFood, com uma média de 48 milhões de pedidos mensais. Desse total, 72% dos restaurantes que oferecem essa culinária na plataforma são pequenos e médios, refletindo a diversidade do empreendedorismo brasileiro presente no app.
“Além de proporcionar variedade e conveniência ao consumidor, o delivery tem sido um grande apoio para os empreendedores do setor de restaurantes. A comida japonesa é um exemplo claro disso, pois vem ganhando cada vez mais adeptos e expandindo no aplicativo, gerando impacto positivo para todos os restaurantes, especialmente os pequenos e médios, que encontram no iFood uma importante fonte de receita,” afirma Arnaldo Bertolaccini, COO do iFood.
Esse impacto foi comprovado em pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulgada em setembro, que analisou o mercado de trabalho em pequenos restaurantes com até cinco funcionários, que aderiram ao iFood de 2017 a 2020. A pesquisa constatou que esses estabelecimentos geraram, em média, 10% mais empregos formais do que negócios equivalentes que não utilizam o aplicativo. “A pesquisa mostra o ‘efeito iFood’ no setor de restaurantes, especialmente entre os pequenos, e reconhecemos nosso papel em apoiar o desenvolvimento desses empreendimentos, aprimorando constantemente as ferramentas e oferecendo cursos gratuitos adaptados às necessidades deles”, acrescenta Bertolaccini.
Aline Draghi, dona do Japa One Fast em São Paulo, premiado com o Prêmio iFood de Super de Restaurante em 2024 pela excelente experiência de delivery, contou que o restaurante surgiu de sua paixão pela culinária japonesa e do desejo de torná-la acessível à periferia. “Sempre fui apaixonada por comida japonesa. Quando tive a chance, decidi abrir um restaurante para que mais pessoas pudessem aproveitar essa culinária incrível a um preço justo,” afirmou Aline.
Hoje, 90% do Japa One Fast é voltado ao delivery, utilizando exclusivamente a logística do iFood. Aline planeja expandir o negócio para outras regiões de São Paulo, enxergando um grande potencial com o apoio do delivery. Para o Dia do Sushi, o Japa One Fast preparou ações especiais nas redes sociais para lembrar seus clientes da data comemorativa.
Sushi no jantar ou até no café da manhã?
A noite é o período preferido dos brasileiros para pedir pratos de culinária japonesa, com 28 milhões de entregas realizadas entre janeiro e setembro de 2024, incluindo tanto dias úteis quanto finais de semana. Esse volume representa mais de 80% de todos os pedidos. Já no horário de almoço, o número cai para 5,2 milhões de pedidos.
Embora menos frequente, o sushi também é uma escolha para o café da manhã no Brasil. No mesmo período, foram feitos 60,8 mil pedidos durante a manhã. Na madrugada, o prato também tem seus adeptos, com um total de 326,5 mil entregas em todo o país.
São Paulo lidera o consumo de sushi
O estado de São Paulo é o maior consumidor de sushi no iFood, com 13,4 milhões de pedidos registrados de janeiro a setembro de 2024. Logo atrás, estão Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 4,6 milhões e 2,2 milhões de pedidos, respectivamente.
Na quarta posição, o Paraná soma 2 milhões de pedidos, seguido por Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ambos com 1,7 milhão de entregas de sushi nos primeiros nove meses de 2024.
Empreendimento familiar no Rio de Janeiro
Rafael Faria, do Japarioca Sushi, restaurante parceiro e vencedor do Prêmio iFood de Super de Restaurante em 2024, localizado no Rio de Janeiro, destaca como o empreendedorismo pode transformar vidas. Ele fundou o negócio para apoiar sua mãe, que enfrentou depressão após um tempo fora do mercado de trabalho. Hoje, toda a família trabalha junta no Japarioca Sushi, que opera exclusivamente via delivery, com 97% dos pedidos feitos pelo iFood.
“Desde o começo, não fizemos nenhum investimento em propaganda ou marketing; todas as vendas são orgânicas. Agora, com uma estrutura maior, estamos pensando em divulgar mais e acreditamos que ainda há muito potencial para crescimento e expansão para outras regiões, especialmente no Rio de Janeiro, onde há grande demanda por sushi.”