A poucas semanas do início da edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio, o festival se prepara para um momento histórico: o Dia Brasil, que acontecerá em 21 de setembro. Esse dia especial será uma verdadeira celebração da música brasileira, com mais de 90 atrações espalhadas pelos sete palcos do festival. Será o maior encontro e celebração da história da música brasileira. Com uma variedade de hits nos setlists, não será apenas a música que brilhará — o público também será protagonista, unindo suas vozes em coro e cantando do início ao fim do festival.
Uma atração especial do Dia Brasil será o show aéreo da Esquadrilha Céu, que contará com quatro aviões realizando acrobacias sincronizadas no espaço aéreo próximo ao festival, acompanhadas por uma trilha sonora inédita composta por Zé Ricardo, Vice-Presidente Artístico da Rock World. Ainda nessa data, um espetáculo de luzes e música trará vida ao icônico Palco Mundo. Um videomapping inédito ocupará toda a extensão da cenografia, trazendo projeções inspiradas nos 40 anos de história do festival. Para tornar a experiência ainda mais emocionante, fogos de artifício iluminarão o céu, e pulseiras de LED serão distribuídas ao público, aumentando o brilho do evento.
Zé Ricardo, Vice-Presidente Artístico da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e The Town, destacou a importância desse dia para a música brasileira: “Como compositor e artista brasileiro, sinto um enorme orgulho de fazer parte de um festival que celebra a música do nosso país. É emocionante ver todos os olhares do mundo voltados para cá, especialmente no Dia Brasil, que ganha ainda mais importância ao dar visibilidade à nossa música. Criamos um conceito que homenageia nossos diversos gêneros musicais, trazendo os maiores talentos para brilharem nos palcos da Cidade do Rock. E o mais especial é essa conexão entre o público e o show — desde a primeira até a última música, a emoção vem dessa proximidade. Os fãs são os verdadeiros protagonistas, cantando junto o tempo todo e se tornando parte central dessa experiência.”
No Palco Mundo, a diversidade musical será celebrada em grande estilo. No “Pra Sempre Rock”, o público vibrará com a energia de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino e Toni Garrido, além de contar com uma banda base para o show. No “Pra Sempre Sertanejo”, o palco será tomado pelos ícones Chitãozinho & Xororó e a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que convidarão Ana Castela, Junior, Luan Santana e Simone Mendes. O “Pra Sempre MPB” trará uma rica mistura com BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Majur, Margareth Menezes e Ney Matogrosso. E no “Pra Sempre Trap”, Cabelinho, Filipe Ret, KayBlack, Matuê, Orochi, Ryan SP e Veigh prometem performances marcantes.
No Palco Sunset, o “Pra Sempre Pop” contará com Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Luísa Sonza e Lulu Santos, que brilharão com seus hits e performances inesquecíveis. O “Pra Sempre Samba” trará a energia e o ritmo da banda de Zeca Pagodinho, acompanhada pelos convidados Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares. No “Pra Sempre Rap”, o palco será dominado por Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2, Rael, Rincon Sapiência e Xamã.
Xande de Pilares, uma das atrações do Sunset no Dia Brasil, está empolgado para o show: “A expectativa para o Dia Brasil é a melhor possível. Vai ser um dia muito importante para a música brasileira. É incrível estar incluído nesse contexto com esses artistas maravilhosos, que também me influenciaram. Isso é ótimo para a música brasileira, um reconhecimento da nossa cultura, da nossa música, do nosso samba, dos nossos artistas. Vai ser uma noite inesquecível!”
Criolo, que também se apresenta na data, ressaltou a importância do Dia Brasil: “Estou muito feliz com esse convite para cantar no Rock in Rio, um festival tão incrível, que está celebrando 40 anos de história, música, parceria, coletividade… Sinto-me muito honrado em participar de um dia dedicado somente à música brasileira. Isso é incrível porque faz um aceno para o resto do planeta. O Rock in Rio faz parte de uma agenda global de festivais, sempre incluindo música do Brasil, mas ter um dia apenas para a música brasileira é também apresentar essa musicalidade para o mundo. Estou muito feliz de poder participar desse palco, homenageando o rap, que é a estética, a cultura, o modo de vida. O rap é tudo na minha vida, e poder participar dessa celebração é incrível dentro de um festival tão plural que abre esse espaço tão fantástico para a música brasileira.”
No Espaço Favela, o “Pra Sempre Funk” contará com Livinho, MC Don Juan, MC Dricka, MC Hariel, MC IG e MC PH, que trarão grandes sucessos de um dos gêneros mais escutados do país. No “Pra Sempre Baile de Favela”, o público será embalado por Buchecha, Cidinho e Doca, a Funk Orquestra, MC Carol, MC Kevin o Chris e Tati Quebra Barraco, oferecendo uma mistura vibrante de clássicos do funk. No “Pra Sempre Música Clássica”, Nathan Amaral e a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem prometem uma experiência musical emocionante. Já no “Pra Sempre Favela É Terra Indígena”, Kaê Guajajara, acompanhada por Totonete e o Grupo Dance Maré, celebrará a rica herança cultural indígena com uma apresentação especial.
MC Hariel, uma das atrações do Espaço Favela, expressou sua expectativa para o show: “Um dia só com shows de artistas brasileiros no Rock in Rio. Um evento mil grau, o Rock in Rio, conhecido pelos quatro cantos do mundo, uma referência. Só artistas brasileiros, vai ser grandioso.”
No Global Village, o “Pra Sempre Futuro Ancestral” contará com um show inesquecível da Gang do Elektro e Suraras do Tapajós. No “Pra Sempre Bossa Nova”, o palco será preenchido com a elegância de Bossacucanova, acompanhados por Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Wanda Sá, homenageando os clássicos desse gênero icônico. O “Pra Sempre Soul” promete uma noite memorável com Banda Black Rio, Claudio Zoli e Hyldon, oferecendo o melhor do soul brasileiro. E no “Pra Sempre Jazz”, a sofisticação será garantida com as performances de Antonio Adolfo, Joabe Reis, Jonathan Ferr e Leo Gandelman.
No Supernova, New Dance Order e Highway Stage, os shows mantêm o formato tradicional do festival, com quatro atrações por dia, seguindo o tema específico de cada palco. No Supernova, acontece o “Pra Sempre Indie” com Jean Tassy, Chico Chico, Vanguart e Autoramas. Já no New Dance Order, o “Pra Sempre Eletrônica” contará com Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier, Maz X Antdot.